Postagens populares

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

VALE ALIMENTAÇÃO



Vale alimentação ou auxílio alimentação; auxílio ou enganação? 
Os servidores municipais estão a quase 5 anos sem reajuste salarial. Já não pedimos nem aumento real, apenas reajuste. De repente somos ‘’agraciados’’ com auxílio alimentação.
Não quero aqui dizer que não ajudará aos servidores. O fato é que não podemos nos deixar levar pela situação e nos acomodarmos, pois a nossa luta é por algo muito maior. Todos nós sabemos que as empresas que administram cartões têm um ganho com isso. Não seria possível reajustar o salário do servidor, que pelo menos gastaria o recurso valorizando quem realmente faz a máquina pública funcionar? Parte do recurso disponibilizado irá para a empresa , o que é justo porém será que é necessário?
O Sindicato dos servidores tem tentado de todas as formas negociar com o executivo um reajuste salarial,  mas nada conseguiu até agora. Sempre alegam a Lei de Responsabilidade Fiscal que limita o gasto com pessoal. O que nos deixa indignados é que nós não vemos nenhum esforço ser feito no sentido de melhorar a realidade salarial dos servidores.
É do conhecimento do Sindserv que a folha de pagamento estava em torno de 48% aproximadamente, até um mês atrás, porque depois disso verificamos que o número de contratados aumentou. Não temos nada contra a contratação de pessoal, sabemos que muitas vezes se faz necessário. O que questionamos é se tem realmente necessidade do número de contratos, e o que não aceitamos é fazer desses contratos massa de manobra e manipulação. A  lei permite gastar com pessoal até 54% da receita, recomendando que se gaste em torno de aproximadamente , 52% usando de cautela. Isso demonstra que se pode ajustar os gastos para contemplar os funcionários oferecendo um salário mais digno para que eles mesmos possam
suprir as suas despesas. Não quero dizer aqui que estou maldizendo o referido benefício. Se os nossos salários não estivessem tão defasados ficaríamos mais agradecidos.
Foi aprovada na Câmara de Vereadores  uma lei proposta pelo executivo em  novembro de 2010, Lei nº 901, que instituiu uma data base para negociação salarial, lei esta que não está sendo cumprida. O que me mais admira é que os vereadores aprovam uma lei, o executivo não cumpre e eles também não fazem nada para fazer valer a decisão . Qual é a principal atribuição de um vereador, não é fiscalizar os atos do executivo? Realmente não consigo entender.
Eles aprovaram a lei que criou o vale alimentação, com algumas modificações necessárias em favor do servidor mas, esqueceram que a nossa maior reinvindicação é em relação ao salário.
Meu objetivo com essas palavras é tentar levar os servidores a refletirem sobre a nossa situação atual e os nossos políticos...

Bom Jesus do Itabapoana-20/12/2011



Reneida Vargas Boechat Motta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário